1. RAIMUNDO NONATO MENEZES DE LIMA
(21/01/1922-20/01/2012)
TIO NONATO O REPRESENTANTE MAIOR!!!
Tio
Nonato - Arquivo Jonas
RAIMUNDO
NONATO MENEZES DE LIMA nasceu
no Curari em 21/01/1922 e faleceu em Manaus- AM em 20/01/ 2012 aos 90 anos
(15). Seu nome foi uma homenagem a são Raimundo Nonato (1204-1240)
um santo católico romano que
viveu no século XIII. É festejado no dia 31 de agosto como padroeiro das
parteiras e obstetras. Tio Nonato,
foi o primeiro dos onze filhos de LUIZA
MENEZES DE LIMA, (12/11/1904-19/06/1990)86 anos e de APRÍGIO PEREIRA DE LIMA(1890-1946*) 56 anos. Teve
três irmãos e quatro irmãs: MARIA
DA GRAÇA MENEZES DE LIMA (01/03/1925-15/01/2008) 83 anos, JOSEFÁ MENEZES DE LIMA(12/03/1926) 92 anos em 2018, LUCAS MENEZES DE LIMA (22/121928*-29/01/1995) 67 anos,
JACI MENEZES DE LIMA(-16/12/1929) 89 anos em 2018, TEREZINHA MENEZES DE LIMA
(03/10/1931-17/03/2007) 76 anos, LUIZ HUMBERTO MENEZES DE LIMA
(23/11/1934-28/02/1986) 52 anos, E FRANCISCO DE ASSIS MENEZES DE LIMA
(20/04/1938) 80 anos em 2018.
Os avós
maternos do Tio NONATO,
foram: Dr. LUCAS CÂNDIDO RIBEIRO DE MENEZES (1861*-1912*) 51 anos, natural do
Rio Grande do Norte, e da Dra. JOSEPHA MINERVINA AFFONSO DE MENEZES
(1873-1919*) 46 anos, natural do Estado da Paraíba. TETRANETA do padre
JOÃO DA CUNHA PAIVA.
Os
bisavôs maternos do Tio NONATO, foram: o Dr. Advogado
MINERVINO ÁLVARES AFFONSO(1839*-1877) 38 anos, e RUFINA ÁLVARES AFFONSO
(1839*-1878) 39 anos, ambos cearenses. MINERVINO
foi o 1º TRINETO do padre JOÃO DA CUNHA PAIVA.
Os bisavôs paternos do Tio NONATO, foram: o Sr.
Professor e Maestro RAYMUNDO CÂNDIDO RIBEIRO DE MENEZES(1826-1874) 48 anos,
natural do Estado da Paraíba e LUIZA MARIA RIBEIRO DE MENEZES(1826*-1874*)
48 anos, natural do Estado do Rio Grande do Norte.
Seus trisavôs maternos foram: FRANCISCO MANUEL ÁLVARES AFFONSO, (1819*-1848) 29 anos, natural do Rio
Grande do Norte, e LUISA CÂNDIDA TELLES DE MENEZES(1824*-1884*) 60
anos, natural do Ceará. FRANCISCO foi BISNETO do padre JOÃO DA CUNHA PAIVA.
Seus tetravôs maternos foram: foram MANUEL ÁLVARES AFFONSO (1799*-1829*)
30 anos, e FRANCISCA DE
JESUS MOURA AFFONSO(1797*-1844*) 47 anos, naturais do Rio Grande do Norte. (FRANCISCA foi NETA do padre JOÃO DA CUNHA
PAIVA).
Seus pentavôs
maternos foram GERALDO SARAIVA DE MOURA –Capitão-Mor (1750*1808*) 58 anos,
GENRO do padre JOÃO DA CUNHA PAIVA), e RITA MARIA DE JESUS (1775*-1815*) 40
anos, FILHA do padre JOÃO DA CUNHA PAIVA.
Seu
hexavô materno foi o padre JOÃO DA CUNHA PAIVA (1730*-1776*) 46 anos.
Primeiro Padre da Paróquia de APODI-RN, no período de dez anos 1766-1776.
|
“O
Capitão-Mór Geraldo Moura foi o testamenteiro do seu sogro padre João da Cunha
Paiva.” FONTE:
Marcos Pinto na releitura do livro” Velhos inventários do Oeste Potiguar” –
Marcos Antônio Filgueira – Coleção Mossoroense – Série C – Vol 740 – Ano 1992.
(Grifo não constante do original).
Segundo
os comentários registrados em data de
10/04/2016 escritos por seu filho caçula Lúcio Lima, na edição esboço do Blog Menezes de Lima, “Raimundo
Nonato Menezes de Lima,
foi pescador e carpinteiro no Curari- AM, bombeiro militar e carpinteiro em
Manaus-AM, entretanto, fazia de tudo! Tocava um violão como ninguém!
“A pesca sempre fez
parte das culturas
humanas, não só como fonte de alimento, mas também como modo de vida,
fornecendo identidade a inúmeras comunidades, e como objeto artístico. A Bíblia
tem várias referências à pesca e o peixe tornou-se um símbolo dos cristãos
desde os primeiros tempos. Segundo os
pescadores a Lua exerce influência na pesca, assim podemos classificar as fases
da Lua da seguinte forma: lua cheia – ótima para pesca; lua minguante – boa
para pesca; lua nova – ótima para pesca e lua crescente – regular para pesca.”
Fonte: Wikipédia.
“A pesca com linha
e anzol,
continua a ser uma das principais formas de capturar peixe. Pelo fato do
material ser de fácil aquisição, é o principal método de pesca de subsistência
em rios,
lagos
ou junto à costa.
A pesca com rede de pesca e uma forma de pescar com o auxílio de embarcação,
por exemplo, canoa.
Outra
forma de pescar relativamente simples é a rede de emalhar
- um retângulo de rede com flutuadores
numa extremidade e pesos na oposta, que é lançada à água num local onde se
saiba haver cardumes de peixe a nadar, os quais ficam
"emalhados" ou seja presos nas malhas da rede, normalmente pelos
espinhos ou opérculo”. Fonte: Wikipédia.
O carpinteiro é o
profissional especialista em trabalhos com madeira em estado bruto ou maciço,
com a função de beneficiar (lavrar e aparelhar) a madeira em peças para uso em
construções, desde móveis, ferramentas,
artigos para construção civil, construção naval, entre outros.
O trabalho do
carpinteiro envolve frequentemente a utilização de esforço físico e trabalhos
ao ar livre. O carpinteiro deve ter: noções de geometria e um vasto
conhecimento de como lidar com madeira no
seu estado natural (madeira maciça). A especialidade abrange o feitio de: telhados,
paredes, escadas,
assoalhos, forros, portas, venezianas,
móveis, etc.
O carpinteiro dispõe de
várias ferramentas, tais como: serra circular, formão, trena, martelo,
nível, serrote, prumo
etc. Fonte: Wikipédia
O
Bombeiro militar tem uma forma de atuação muito ampla. Em casos de incêndios,
por exemplo, são chamados para atender a ocorrência. Os bombeiros militares
contam com uma base própria, os chamados quartéis, que funcionam em pontos
estratégicos das cidades, facilitando a locomoção dos carros de bombeiros.
O Bombeiro militar é um servidor público,
que atende a população, de modo geral. Sua função primordial é atender a todo o
tipo de ocorrência, seja em local público ou privado, estando sempre atento a
possíveis casos de emergência que venham a acontecer, inclusive nas estradas e
em áreas de risco. Fonte: https://www.megavig.com.br/qual-diferenca-entre-bombeiro-civil-e-bombeiro-militar/
Segundo Lúcio Lima, “Casou-se
aos 23 anos de idade com Leopoldina
Coelho de Lima(27/04/1927), no Curari.”
Prossegue Lucio Lima:” Minha
mãe teve que aumentar sua idade de 13 para 15 anos de idade, se não, não
poderia casar! O casal deixou o Curari e veio com seus nove
filhos lá nascidos para Manaus onde residiram nos Bairros de Petrópolis e da
Cachoeirinha. Raimundo Nonato
Menezes de Lima e Leopoldina
Coelho de Lima geraram 12 filhos.
Nove filhos nasceram no Curari: 1º Raimundo Nonato, 2ºLucas, 3º Elias, 4º Moisés, 5º Miriam, 6º Noeme, 7ª Ana, 8º Zaquiel, 9º João.
Três filhos nasceram em Manaus, no Bairro de Petrópolis: 10ª Marta, 11º Geraldo e 12º Lucio.” (1)
Continua Lúcio Lima: O 1º filho Raimundo
Nonato, tem como descendentes: Kennedy, Maria do Rosário, Elias, Margarida, Nonato, Teófilo e Davi. Kennedy tem como descendentes Rosário e Margarida e ambas têm
uma menina como descendentes.
O 2º filho Lucas e 3º filho Elias,
faleceram muito cedo e não deixaram descendentes.
O 4º filho Moisés, tem como descendentes: Jean, Jeane, Daniel, Samuel e Mariza.
A 5ª Miram,
tem como descendentes: Augusto e
Alexandre. Augusto tem um menino como descendente ***.
A 6ª Noeme, tem
como descendentes: Tatiana, Liana e Leandro, Tatiana tem duas meninas como descendentes ***.
A 7ª Ana,
tem Mario como
descendente.
O 8º filho Zaquiel, tem como descendentes: Diana, Vanessa e Izequiel. Diana e Izequiel, ambos têm um filho como
descendente ***.
O 9º filho João, tem como descendentes: Paula, Milena e Daniel.
A 10ª Marta, tem como descendentes: Patrícia, Lilian e Alex que lhes deram duas
descendentes.
O 11º filho Geraldo, tem como descendentes: Adriana e Adriano.
O 12º filho Lúcio, ainda não gerou descendente. “(2)
O TIME do Tio NONATO, até abril de 2016, tem um
elenco de 52 descendentes: 12 filhos, 29 netos e 9 bisnetos e 2 Trinetos.
(NBML) A partir de dados empíricos de datação, o Blog Menezes de Lima estima que Tio NONATO e Tia DINA se casaram no
ano de 1940, ele com 18 anos de idade e ela com 13 anos de idade, apoiado nas
seguintes hipóteses:
1ª Hipótese:
Vovó LUZINHA casou-se em 1919 com 15 anos de idade, de véu e grinalda.
2ª Hipótese:
Tio NONATO nasceu em 21/01/1922. Se Tio NONATO tivesse casado aos 23 anos
de idade, o seu casamento seria no ano de 1945.
3ª Hipótese
Tia DINA nasceu em 27/04/1927, em 1945 ela teria 18 anos de idade (sem
aumentar sua idade).
CURARI
Curari é uma região do município
do Careiro
da Várzea, no Estado do Amazonas. Está
localizado a 22 quilômetros de Manaus, e sua
base econômica é formada pela pesca, agricultura, pecuária, comércio e turismo. Curari é
uma região pacata e hospitaleira. Está divido em cinco comunidades: Curari
Grande, Atúria, Curarizinho, Pacova e Costa do Curari. Fonte Wikipédia.
Tio NONATO, quando jovem e uma vez cumpridos os seus afazeres
habituais, aproveitava o tempo que podia dispor livremente para o seu lazer. A
mais notável atividade praticada como lazer pelo Tio NONATO, era “tocar” violão, cantar “modinhas”
e fazer serenatas, muitas vezes
na companhia de pessoas afins. Tocar violão, cantar modinhas e fazer serenatas
até o final do século XX, era considerado como a prática de um estilo de vida
não convencional. Neste contexto, os seresteiros eram rotulados como boêmios.
Vários personagens famosos da música popular
brasileira da época, para evitar o rótulo de boêmio, adotavam pseudônimos
(apelidos), porque os pais não gostavam de ver o nome da família circulando no
ambiente da música popular, “coisa mal vista na época”. Podemos citar como
exemplo, o compositor Carlos Alberto Ferreira Braga (1907-2006), também
conhecido como Braguinha que adotou o pseudônimo de João de Barro, e que foi
compositor da letra do samba-choro Carinhoso, música
feita por Pixinguinha(1897-1973). O
boêmio do século XX procurava chegar em sua casa no máximo, às 23 horas.
Atualmente, no século XXI, os boêmios são espécies em extinção. Nestes tempos
modernos foram substituídos pelos “saideiros” (as) e “baladeiros” (as) que saem
de casa depois da meia-noite “pois agora é que está ficando bom!”
Tio NONATO, em sua infância e
adolescência, ficou aos cuidados do Tio JUÁ e da “TIA MUNDICA” (RAIMUNDA AFFONSO DE MENEZES), irmã da
vovó LUIZINHA. (3)
Tio NONATO, gostava de andar a Pé,
e afirmava: “Se andar fizer bem, em sempre ando!”
Relata seu sobrinho Amin: “Uma das vezes em que estive com o Tio NONATO, ele me contou que levou
uma maravilhosa surra do seu pai Aprígio.
O motivo: Tio NONATO, quebrou
uma corda do violão do pai dele.” (4)
Tio NONATO, sempre que possível, “dava uma chegada” na casa
da sua irmã Terezinha Menezes de Lima (03/10/1931-17/03/2007),
e lá, sempre “batia o violão”.
(5)
Prossegue Amin: “quando eu retornava à Manaus, sempre revisitava o Tio
NONATO e os demais parentes que me diziam que o Tio NONATO, parecia comigo, ou vice-versa (a semelhança destacada
era o nariz).” ( 6)
Amin continua: “lembro que no
ano de 1992, eu Mamãe (Terezinha
Menezes de Lima) e meus irmãos, Luiz, Carlile e Jonas,
gravamos em fita VHS uma visita que fizemos ao Tio NONATO 70 anos, e a Tia DINA 68 anos, na casa do
Bairro da Cachoeirinha.
Na ocasião, Tio NONATO, estava usando uma camisa “volta ao mundo” presente da
sua filha ANA. Tio NONATO, “solou” ao violão duas músicas: Gotas de
Lágrimas composição de Mozart Bicalho em 1930 e Som de Carrilhões composição de
João Pernambuco de 1926, gravadas por Dilermando Reis.
Dentre os vários assuntos, foram recordados
pelo Tio NONATO, os seus
tempos de convívio com os seus irmãos, mormente com “BETINHO” (Luiz Humberto Menezes de Lima (23/11/1934-28/02/1986) 52 anos, e entre
outras músicas recordou-se de:
Meu
Romance, composição de J. Cascata, sucesso na voz de Orlando Silva (1915-1978)
no ano de 1938: “Embaixo daquela jaqueira/ que fica lá no alto/ majestosa/
De onde se avista [...] E tiro samba de harmonia.”
Favela, composição de
Roberto Martins, sucesso na voz de Francisco Alves (1898-1952) no ano de
1936: “Favela, oi, Favela/Favela que trago no meu
coração/ Ao recordar com saudade [...] Eu guardo de ti esta recordação.”
A música da vovó LUIZINHA (12/11/1904-19/06/1990): [...] “Vou amar lá nas matas um
pássaro/ Já que não acho quem me tenha amor/ Vou amar no mar um peixinho/Vou
amar no jardim uma flor.” (7)”
Segundo TEREZINHA MENEZES DE LIMA, o TIO SUZENANDO (que tocava
clarinete) e o TIO MUNDAY, sempre
estavam ensinando vovó LUIZINHA a
cantar modinhas. (8)
Conforme relato de Amin: “Tio NONATO, recordou que no” Lago
dos Mouras” haviam os melhores músicos da região do Curari: “Tocavam tudo!”
Lembrou também do cigarro “Porronca” que era feito de tabaco de rolo/ corda,
picado no facão ou no canivete e enrolado em um papel de “Papelim.” (9)
CIGARRO PORRONCA
ENRROLADO EM PAPELIM
Prossegue Amin:” Tia DINA e Mamãe, lembraram de vários fatos
consuetudinários da época em que Tio NONATO e Tia DINA ainda eram namorados,
sendo que o mais notável foi o seguinte: Tio NONATO, 18* anos de idade, foi à festa de casamento do seu
amigo ALFREDO no ano de 1940*, no Curari. Tio NONATO, saiu cedo de casa “às 4 horas da tarde todo pronto e
perfumado”. Tia DINA, com 13* anos
de idade à época, e Mamãe,
com 9* anos de idade, foram até o local da festa de casamento e [...] “A
primeira coisa vista por nós duas foi o NONATO que estava dançando elegantemente, com os olhos
fechados, com o rosto colado e bem agarradinho com uma linda jovem!” Tia DINA, então resolveu dar o troco!
Foi dançar também! Assim, a festa acabou para o Tio NONATO. (10)
O fato acima, inspirou o Tio NONATO, a
cunhar a seguinte frase ontológica:
“A
EMBRIAGUEZ MAIOR QUE EXISTE, É O MULHERIO!” (11)
Tio NONATO, percorria o rio Solimões sobre uma canoa e ao
remo, para “fazer serenata para a Tia
DINA”, na época em que eram namorados, nos anos de 1938* e 1939* (12)
Relata Amin: “Lúcio Lima, filho mais
novo do Tio Nonato, já estava desenvolvendo seus estudos sobre as línguas dos
Ianomâmis. Os Ianomâmis,Yanomami, Yanoama, Yanomani ou Ianomami são índios ca
çadores-agricultores que habitam o Brasil e a Venezuela. Compõe-se de quatro
subgrupos: Yanomae, Yanõmami, Sanimae Ninam.
Cada subgrupo fala uma língua própria.
Juntas, elas compõem a família linguística ianomâmi. A tribo Ianomâmi é a
sétima maior tribo indígena brasileira, com 15 mil pessoas distribuídas em 255
aldeias relacionadas entre si em maior ou menor grau. A noroeste de Roraima,
estão situadas 197 aldeias que somam 9 506 pessoas e, a norte do Amazonas,
estão situadas 58 aldeias que somam 6 510 pessoas. As suas malocas são casas comunitárias
circulares chamadas yano ou shabono que podem acomodar até 400 pessoas. A
religião ianomâmi baseia-se na visão pelos pajés de espíritos chamados
xapiripë, através da ingestão de um rapé alucinógeno chamado yakoana ou yãkõana
(VirolaSP.)
Festas também costumam ser celebradas
para marcar acontecimentos como a coleta da pupunha e os funerais (festa
doreahu). Fonte: Wikipédia. (13)
(1)
e (2) Relato de Lúcio Lima por meio de mensagem ao Blog Menezes de Lima em data
de 10/04/2016.
(3) Depoimento de JOSEFA MENEZES DE LIMA (Tia ZEFINHA), em
reunião na sua residência da Vila Portela n. 327 em Manaus-AM, na noite de
18/03/2016, que contou com a presença do seu filho Ademir e seus sobrinhos
Luiz, Jonas e Amin.
(4),
(5), (6), (7), (8), (9), (10,) (11), (12) (13) E 14. Entrevista concedida por
Amin ao Blog Menezes de Lima.
(15)
Informação em 2018, de Miriam para Jonas.
*
Estimativa (s) dos autores.
*** Sem informações até o fechamento da edição.
|
||
Nenhum comentário:
Postar um comentário